Cadastre-se

Categorias

Postado por: admin
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

A importância de plásticos sustentáveis para a rentabilidade do negócio.

Entenda por que uso da tecnologia para o desenvolvimento de plásticos cada vez mais eco-friendly está se tornando uma prática essencial para que as empresas se adaptem e se mantenham no mercado.

plástico sustentável

Não é segredo para ninguém que o plástico produzido à base de derivados do petróleo é um dos grandes vilões da poluição do meio ambiente, afinal ele pode demorar até 400 anos para se decompor totalmente. Por isso, ele se tornou um dos maiores problemas para as indústrias, até mesmo para aquelas que reciclam ou fazem a logística reversa. Parece que só isso, nos dias de hoje, já não é mais suficiente para deter e reverter o problema.

Agora, o ideal é encontrar alternativas sustentáveis que possam substituir esse material, e essas novas opções devem ajudar na questão ambiental e também trazer rentabilidade. Esse é o desafio das indústrias, que cada vez mais investem em pesquisas para o desenvolvimento de produtos que atendam a essas novas demandas globais.

A partir disso, empresas estão cada dia mais desenvolvendo novas alternativas de plásticos biodegradáveis e orgânicos. No Brasil, essas opções são desenvolvidas a partir de amido de milho e de mandioca, resquícios da indústria alimentícia. Os plásticos produzidos à base de biopolímeros são renováveis, funcionais, biodegradáveis e compostáveis.

Mas o desenvolvimento de plásticos derivados de biopolímeros ainda está engatinhando no Brasil. Para que a produção alcance elevados níveis tecnológicos é necessário que comece a se criar uma cultura que absorva mais o conceito dos compostáveis, não somente a ideia, mas também o preço, porque apesar dos biopolímeros terem preços mais acessíveis do que há 5 anos, ainda não é o ideal.

plástico e o meio ambiente

Versatilidade é a palavra de ordem!

O bioplástico se mostra extremamente versátil, e pode ser aplicado na fabricação de diversos objetos: talheres, copos, sacolas plásticas, recipientes e embalagens, e muito mais. Os plásticos à base de biopolímeros permitem a customização de diversos tipos de recipientes, e são adaptáveis aos mais variados formatos de indústria, o que os torna muito funcionais.

Em geral, as indústrias em todo o mundo acreditam fortemente que os biopolímeros são parte da solução para a utilização de plásticos mais sustentáveis, e estão comprometidas seriamente com essa nova alternativa, e o mercado brasileiro está cada vez mais alinhado com essa realidade, grande parte por consequência da cobrança do consumidor por opções mais saudáveis para o planeta.

mulher bebendo água em garrafa de plástico

E cobrar as grandes empresas por essas soluções é o primeiro passo para que elas mudem sua cultura, e para que novas legislações sejam feitas para o uso consciente de materiais plásticos.

Se esses primeiros passos rumo à utilização dos biopolímeros para fabricação de plásticos forem realmente consistentes e tiverem o apoio de uma rede global comprometida, poderemos estar no início de uma caminhada rumo a um futuro mais sustentável e à uma preservação ambiental bem mais eficiente. O planeta e as gerações futuras agradecem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar com a Termocolor
Fechar